sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Adamastor

Adamastor é um mítico gigante baseado na mitologia greco-romana, referido por Luís de Camões n'Os Lusíadas. Representa as forças da natureza contra Vasco da Gama sob a forma de uma tempestade, ameaçando a ruína daquele que tentasse dobrar o Cabo da Boa Esperança e penetrasse no Oceano Índico, os alegados domínios de Adamastor. A sul do Cabo Bojador erguia-se um conjunto de lendas e superstições que a imaginação mitogénica criara a partir do mundo desconhecido. Os marinheiros quatrocentistas não podiam deixar de sentir o mistério que envolvia a transposição de tais obstáculos. As lendas representavam o medo do que havia no tenebroso cabo e para além dele. À custa de uma experimentação contínua, os marinheiros portugueses aprenderam a recusar esses mitos e chegaram com Bartolomeu Dias ao Cabo das Tormentas, conhecido pela impossibilidade de se navegar, e que, passando a se chamar Cabo da Boa Esperança, lhes abria as portas da Índia. Os mares desse cabo serviram muitas vezes de sepultura a naus e a gentes carregadas de riquezas e de desilusões, como que comprovando as profecias do Adamastor.

3 comentários:

  1. Eu li isto mas mesmo assim ainda fiquei com duvidas paa preencher etsa ficha algúem me pode ajuda? tenho que entregar isto Terça feira e preciso de tirar pelo menos um 3 para passar a exame alguém me ajuda??



    (recosntitui, agora, a infeliz história de vida que o gigante adamastor contou aos argonautas, preenchendo os espaços em branco.


    Aquela figura enorme______(1)________ e ______(2)________ explicou que era um _____(3)_______, a quem os marinheiros costumavam denominar de _______(4)________________ de_________(5)________ e que marcava o término da _____(6)_______.
    Contou ele que, na realidade, se chamava_____( 7)___________ e que se tinha revoltado contra os ___(8)______ _____(9)_____ _____(10)_________, (são tres espaços), guerra que tinha acabado com todos os _________(11)_____________ ou titãs a serem derrotados. Como castigo, foram transformados em ______________(12)______________. Apenas ele tomara a forma de um _______(13)____________ , pelas seguintes razões:
    Ele fora aquele a quem, na guerra, coubera a missão de ____(14)_________ , que era o rei dos ______(15)____________.
    Quando se tinha aproximado do rei dos _________(16)_________ ___________(17)_________, teve a triste sina de avistar uma das _______(18)__________chamada Tétis, que estava _______(19)______ numa praia, acompanhada pelas _________(20)_________ e logo se ________(21)_______por ela.
    Como era muito ________(22)_________, sabia que a bela Ninfa não o ________(23)______; por isso, decidiu ganhá-la na guerra. Anunciou os seus propósitos a _______(24)________ que era a _______(25)________ de Tétis, a qual lhe pormeteu a bela _________(26)_______, se ele _______(27)________ da ______(28)_________.
    O adamastor ______(29)_________, mas acabou por ser ______(30)_____, pois numa ______(31)_______, ao correr para aquilo que, ao longe, lhe tinha parecido ser _______(32)_______ , a sua Ninfa amada, verificou que era t-ao-somente um _________(33)_____ _______(34)______, frente a um penedo.
    Ao abraçá-lo, Adamastor transformou-se, também, num ________(35)______.
    Agora, ele era aquele ____(36)____ e, para aumentar o seu _________(37)_______, a própria Tétis o goza, lhe cerca as __________(38)_________, troçando dele e do seu imenso ______(39)_____.
    Foi triste ver a terrível ________(40)_______, que surgiu tão ameaçadora, transformar-se num ________(41)________ indefeso e ´frágil, por causa de um _______(42)_______ infeliz.

    ResponderEliminar